quinta-feira, 11 de abril de 2013

consistência e leveza



Sobre a consistência na leveza (um diálogo tardio com Juremir Machado da Silva)
O ano de dois mil e love (2009) teve como projeto: leveza na consistência. Meu planejamento existencial era buscar a leveza na consistência em minhas relações. Essa fórmula me trouxe alguma alegria. Até mais ou menos agosto. Dizem ser esse o mês do cachorro-louco. Na mais profunda melancolia, aconteceu uma reflexão sobre o vivido até então. Diagnosticada a carência. À leveza na consistência carecia de concretude na subsistência. E tudo nesse horizonte traduzia-se a procura da felicidade. Fui feliz com a fórmula anterior, mas ela não resistiu a determinadas tempestades. Foi um período de sentimento solidão. Solidão de mim mesmo. Tive dificuldade de dar suporte a minha própria existência. Eu não conseguia estar em lugar algum. Era o homem que não estava lá, sempre. Certa vez eu estava chegando à Puc e a carona me deixou em frente à parada do lotação. Nela estava o Juremir Machado da Silva. O Juremir carregava em baixo do braço o livro do Italo Calvino. As “Seis propostas para o próximo milênio”. Conversamos sobre as seis propostas, segundo a minha viagem, enquanto qualidades que as mulheres valorizam nos homens que as tem. Falei da minha ideia dois mil e loveana da leveza na consistência. O tempo ainda não havia corroído tal verdade. Quando reli o texto que o Juremir escreveu no Correio do Povo sobre aquele papo, tive uma iluminação. Toda a trajetória fazia sentido, apenas era a hora de inverter. Percebi isso pouco depois. E essa percepção constituiu a inversão da leveza na consistência para a consistência na leveza. Foi decisivo para a passagem do ano. É essencial a base ampliada que a consistência na leveza tem frente à leveza na consistência. Creio que as relações em geral precisam disso. E não é nada fácil de manter, de não frouxar o garrão. Preservar a subsistência. Eis um lema para os próximos dois mil e números.
Jayme Camargo 2010/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário